Criar uma Loja Virtual Grátis
Avaliação e Aconselhamento Psicológico
Avaliação e Aconselhamento Psicológico

A Avaliação Psicológica é o primeiro passo para a psicoterapia. É através dela que podemos definir o começo do planejamento de tratamento e começar a pensar em hipóteses diagnósticas. Desde o primeiro momento que o cliente entra em contato com o terapeuta, ele já está falando sobre si mesmo e portanto é passível de observação direta do terapeuta para colher informações.

Começa desde a primeira entrevista e é um contínuo dentro da terapia. O método investigativo é feito através de entrevistas com o próprio cliente ou com terceiros como pais, irmãos ou responsáveis, perguntas abertas, fechadas ou semi abertas. Além disso pode se utilizar testes psicológicos e escalas padronizadas de medição e enquadramento de sintomas como o DSM ou CID.

A avaliação psicológica é importantíssima dentro do contexto terapêutico pois é através dela que podemos definir as ferramentas que o cliente possui para lidar com os problemas que o aflingem e em que ponto seus problemas estão sendo prejudiciais. É preciso muito tato e muito cuidado com o diagnóstico psiquiátrico muitas vezes exigido, principalmente pelos convênios médicos, pois a função do diagnóstico não é estigmatizar o cliente e sim dar parâmetros aos profissionais que entendam e possam ajudá-lo a superar essas dificuldades.

 

O Aconselhamento Psicológico tem como teoria a de Carl Rogers com a abordagem centrada na pessoa, em seus sentimentos, conflitos e percepções, acreditando na potencialidade do homem e conseqüentemente capacidade de crescer e dar novos significados a sua vida. A técnica do Aconselhamento está relacionada a resolução de problemas, a tomada de decisões e ao auto-conhecimento, permitindo a pessoa trabalhar com seus recursos em um curto espaço de tempo, além de possibilitar o atendimento e acolhimento de uma grande demanda. Esse tipo de apoio tem ação educativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos, é mais direcionada a ação do que a reflexão com sentido preventivo. Esse atendimento se trata de um momento onde a pessoa pode se recuperar e encontrar abrigo durante a sua caminhada.

O Aconselhamento Psicológico não é dar conselhos, mas tem como foco facilitar o processo de escolhas do cliente nas decisões que deve tomar quanto à profissão, família, relacionamento, etc.

Não existe um caso específico. Algumas pessoas buscam o Aconselhamento para simplesmente poderem conversar, outras para obter algumas informações e algumas ainda possuem necessidades de acompanhamento a médio ou longo prazo, sendo assim encaminhadas a Psicoterapia.

Portanto, o Aconselhamento é visto como um processo de aprendizagem com objetivos de bem adaptar o cliente conforme os valores que ele atribui à vida. O ser humano carrega capacidades e potencialidades que podem ser mensuradas e desenvolvidas e, por isso, possui potencial de evolução e de mudança.